O processo de consulta e elaboração

O processo mundial de consulta busca resgatar esforços anteriores inconclusos, para definir uma Carta da Terra, chegando à versão final que será entregue à ONU.

Os processos de consulta nacionais estão unindo organizações e instituições governamentais e não- governamentais de diferentes setores que influem no desenvolvimento sustentado.

As consultas têm os seguintes objetivos:

Ampliar a conscientização e melhorar a compreensão dos assuntos relativos à esfera de preocupação da Carta da Terra.

Dar oportunidade às pessoas de comprometerem-se pessoal e coletivamente com o desenvolvimento sustentado, abrangendo uma variedade de abordagens e perspectivas.

Desenvolver uma ampla apropriação pública da Carta da Terra.

Formar um movimento de afirmação ética mundial, que possibilite concretamente a vivência dos princípios e valores da Carta da Terra.

O processo de elaboração da Carta da Terra está estruturado da seguinte forma:

Comissão Internacional, composta por 23 membros     representando as regiões da África e Oriente Médio, América Latina e Caribe, América do Norte, Ásia e Pacífico, e Europa.
  
Comitê Executivo Internacional, composto por 5 membros, sendo 1 de cada região, respectivamente: Amadou Toumani Touré (África), Mercedes Sosa (América Latina), Maurice Strong (América do Norte), Kamla Chowdhry (Ásia) e Mikhail Gorbachev (Europa). 

Secretariado Internacional, com sede em San José, Costa Rica, no Conselho da Terra.

EQUIPE INTERNACIONAL DE REDAÇÃO, sob a coordenação de Steven Rockefeller.

EQUIPE EXECUTIVA DE APOIO, composta por organizações não-governamentais de abrangência mundial.

COMISSÕES NACIONAIS, compostas por organizações governamentais e não governamentais em cada região.

ESTRUTURAS LOCAIS, criadas pelas Comissões Nacional, a partir da realidade organizacional de cada país.

CONFERÊNCIAS TEMÁTICAS, organizadas em nível local, nacional ou mundial para promover a consulta dentro de algum setor específico, ampliando a participação do maior número possível de pessoas na elaboração da Carta da Terra.