Últimas Notícias

Usinas do Madeira terão que refazer estudos. Uma liminar da Justiça Federal de Rondônia determinou que as usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau e o Ibama refaçam os estudos sobre as barragens para verificar a influência das usinas nos impactos causados pela cheia que atinge o estado. A Justiça também determinou que os consórcios atendam as necessidades básicas das famílias atingidas, como moradia, alimentação, transporte, saúde e educação.
Detalhes aqui

Violência contra indígenas pauta reunião com procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Representantes do movimento indígena e de organizações parceiras estiveram nesta quarta-feira (12) na sede da Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília, para uma audiência com o procurador-geral, Rodrigo Janot. O encontro tratou das demandas indígenas e da representação contra os deputados federais Luiz Carlos Heinze (PP-RS) e Alceu Moreira (PMDB-RS), encaminhada ao Ministério Público no fim de fevereiro.
Detalhes aqui

As enchentes no rio Madeira, pela construção das barragens de Sobradinho a Santo Antônio e Jirau: "... as tecnologias evoluíram, mas o ser humano continua tão primitivo quanto seus ancestrais da pedra lascada no trato aos seus semelhantes". - Artigo de Roberto Malvezzi Detalhes aqui

Termelétricas pesam no bolso do consumidor. Em anúncio realizado hoje Ministério da Fazenda e Ministério de Minas e Energia anunciam que consumidores pagarão parte das despesas do setor elétrico.
Detalhes aqui

Professores Munduruku trancam secretaria de educação após demissão em massa. Demissão de 70 educadores foi feita por rádio e deixou centenas sem aula. Apenas indígenas foram dispensados.
Detalhes aqui

Estudo com formigas avalia recuperação da Mata Atlântica.
Detalhes aqui

Falta de chuva afeta a capacidade da Amazônia de absorver carbono. Pesquisa divulgada na capa da nova edição da Nature e apoiada pela FAPESP calculou o balanço de carbono na Bacia Amazônica nos anos de 2010 e 2011. 
Detalhes aqui

Mudanças climáticas devem reduzir espécies de anfíbios da Mata Atlântica. Até 12% das 431 espécies desses animais do bioma poderão ser extintas nas próximas décadas, estimam pesquisadores.
Detalhes aqui

Pesquisa avaliará os impactos socioambientais de Belo Monte.
Detalhes aqui

Força-tarefa investiga se ‘oceano verde’ da Amazônia está em risco. Projeto GOAmazon coletará dados durante dois anos para entender como a poluição de Manaus pode alterar as características das nuvens da região e afetar o regime de chuvas.
Detalhes aqui

Secas urbanas e as tragédias anunciadas, artigo de Roberto Malvezzi. "A humanidade não quer aprender com suas tragédias. A da água é uma das mais visíveis há décadas e prosseguimos como se ela não existisse. Contudo, teremos que aprender a lidar diferentemente com a água, seja por bem, ou por tragédias socioambientais anunciadas".
Detalhes aqui

Sistema Cantareira corre risco de secar, mostra estudo da UNICAMP. Seca ameaça abastecimento de água na Grande São Paulo. Especialista da Unicamp alerta para a possibilidade de se entrar em período histórico de pouca chuva.
Detalhes aqui

O Pico do Petróleo e o aumento do Preço dos Alimentos, artigo de José Eustáquio Diniz Alves.
Detalhes aqui

Declaração oficial da Relatora Especial sobre o direito humano à água e saneamento ao finalizar a sua visita ao Brasil.
Detalhes aqui

Fragmentação florestal afeta biodiversidade de aves. Resultados da pesquisa coordenada por Mauro Galetti, da Unesp de Rio Claro, foram apresentados na FAPESP Week North Carolina e publicados na revista Science.
Detalhes aqui

Aquíferos do Recife correm risco de salinização. Perfuração indiscriminada de poços tubulares privados na capital pernambucana nos últimos anos é uma das causas do problema, aponta pesquisador da USP.
Detalhes aqui

Agricultura pode ser aliada na conservação da biodiversidade. Pesquisador destaca que propriedades rurais abrigam grande variedade de espécies animais e a maior parte dos remanescentes florestais no Estado de São Paulo.
Detalhes aqui

Pesquisa detecta perdas visuais em frentistas de postos de gasolina. Prejuízo na capacidade de discriminar cores e contrastes foi observado em estudos do Instituto de Psicologia da USP usando metodologia que detecta problemas que passam despercebidos em exames convencionais.
Detalhes aqui

Pesquisa investiga inovação tecnológica na agricultura orgânica. A agricultura orgânica tem crescido a taxas elevadas no Brasil. Segundo dados divulgados em 2013 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, o mercado de produtos orgânicos se expande de 15% a 20% ao ano, abastecido por cerca de 90 mil produtores, dos quais aproximadamente 85% são agricultores familiares.
Detalhes aqui

Poluição reduz diversidade de bactérias marinhas no litoral paulista. Análise de material coletado na Baixada Santista, em Ubatuba e em São Sebastião indica que comunidades bacterianas são prejudicadas pela contaminação das águas.
Detalhes aqui

Onça-pintada pode desaparecer da Mata Atlântica. De acordo com alerta feito por pesquisadores brasileiros na revista Science, restam no bioma 250 animais adultos distribuídos em oito populações isoladas e apenas 50 estão de fato se reproduzindo.
Detalhes aqui

Violência, democracia e direitos humanos. A taxa de homicídios por 100 mil brasileiros passou de 11,7 em 1980 para 26,2 em 2010. No mesmo período, cresceram também o número de execuções sumárias, muitas delas envolvendo policiais civis e militares, o tráfico de drogas, associado à luta pela conquista de territórios, e os conflitos nas relações interpessoais com desfecho fatal.
Detalhes aqui

Por que somos os campeões no consumo de agrotóxicos?
Detalhes aqui

Revista retira artigo que mostrou impactos de milho da Monsanto, mas estudo continua cientificamente válido.
Detalhes aqui

ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) tem 5 anos para fixar zonas de amortecimento em unidades de conservação federais.
Detalhes aqui

Marajó: mundo de águas, açaizais e escravidão. - artigo de Rogério Almeida.
Detalhes aqui

"Precaução", artigo de José Eli da Veiga.
Detalhes aqui

Antropólogo francês Bruno Latour fala sobre natureza e política.
Detalhes aqui

Rede Sustentabilidade Amazonas se solidariza com o povo Tenharim e todos os habitantes do Sul do Estado.
Detalhes aqui

Brasil é grande exportador de ‘água virtual’.
Detalhes aqui

Desmatamento na Amazônia: INPE estima 5.843 km² desmatados no período de agosto de 2.012 a agosto de 2013, aumento de 28% em relação ao levantamento anterior.
Detalhes aqui

Marina Silva acusa governo Dilma de conivência com desmatamento.
Detalhes aqui

A conta da aliança ruralista. Após quatro anos de queda consecutiva, e um ano após aprovação do novo Código Florestal, o desmatamento na Amazônia retoma com força ritmo de aumento.
Detalhes aqui
 

Maranhão: o ataque a Reserva Biológica (Rebio) Gurupi e às terras dos Awá Guajá.
Detalhes aqui
 

Decisão do STF desconstrói medidas anti-indígenas e nega efeito vinculante às 19 condicionantes de Raposa Serra do Sol.
Detalhes aqui
 

COP19: Novos horizontes para as negociações do clima.
Detalhes aqui

COP 19 prepara-se para novo acordo de clima até 2015.
Detalhes aqui

COP19: comunidades indígenas enumeram prioridades para políticas ambientais.
Detalhes aqui
 

Tufão Haiyan: destruição e necessidade de ação.
Detalhes aqui

Especialistas alertam para ocorrência maior de ciclones violentos.
Detalhes aqui

Mudanças climáticas no Brasil devem trazer prejuízo e mais pobreza aos mais pobres.
Detalhes aqui
 

Menos de 2% dos resíduos sólidos são reciclados no Brasil.
Detalhes aqui
 

Pepe Vargas não precisa relegar a questão ambiental a um segundo plano.
Detalhes aqui
 

"Explorar petróleo no Ártico é perigoso." - Entrevista com o Diretor Executivo do Greenpeace Kumi Naidoo.
Detalhes aqui
 

Aumentam as doenças crônicas entre indígenas do Xingu.
Detalhes aqui
 

Número de espécies descritas na costa brasileira em pesquisa pode chegar a 13 mil.
Detalhes aqui
 

Formação do Exército Zapatista. Estudo aponta congresso como precursor do processo de politização e radicalização que levaria ao levante armado ocorrido no México em 1994.
Detalhes aqui
 

Guia sobre anfíbios da Mata Atlântica reúne dados de 457 espécies.
Detalhes aqui

A linguagem das flores.
Detalhes aqui

Campanha pela libertação de ativistas do Greenpeace recebe apoio de artistas, deputados, senadores, ONGs nacionais e internacionais e até da presidenta da República, Dilma Rousseff.
Detalhes aqui
 

Mudanças climáticas radicais estão prestes a ocorrer, diz o estudo "The projected timing of climate departure from recent variability".
Detalhes aqui
 

Pelo direito dos povos indígenas à terra e à vida. Greenpeace hasteia, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, uma bandeira de apoio à mobilização indígena e um banner com os dizeres “Nossos bosques têm mais vida”
Detalhes aqui
 

AO VIVO: Atividade de apoio à mobilização da semana indígena.
Detalhes aqui


Conheça a República dos Ruralistas. Website 'República dos Ruralistas' expõe deputados que atacam direitos indígenas, unidades de conservação e territórios tradicionais, promovendo o retrocesso na legislação ambiental.
Detalhes aqui
 

José Mujica, presidente do Uruguai, um novo ícone socioambiental na América Latina.
Na Assembléia Geral das Nações Unidas, José Mujica empolga e faz críticas severas ao capitalismo predatório e ao individualismo consumista, em discurso que superou Obama e outros nas redes sociais.
Detalhes aqui
 

FAO e Via Campesina firmam acordo de cooperação para projetos de agricultura sustentável.
Detalhes aqui
 

O Discurso de Espionagem do Governo no Brasil, artigo de José Rodrigues Filho.
Detalhes aqui
 

Agrotóxicos: Senado aprova mais veneno na mesa dos brasileiros.
Detalhes aqui


Menos ciência, mais poluição.
Em artigo publicado na “Nature Reviews Cancer”, pesquisadores da USP divulgam mapa da distribuição de poluentes no mundo e mostram que os países com piores índices de qualidade do ar são os que têm menor produção científica sobre o tema.
Detalhes aqui

 

Soja transgênica: “lavouras tomarão banhos de mais três venenos”. - Entrevista especial com Leonardo Melgarejo.
Detalhes aqui

 

Aprovação de sementes Terminator e outros projetos sinistros da bancada ruralista estão novamente na pauta de votações da Câmara Federal.
Detalhes aqui

 

Pós-doutorado em Ecologia da Paisagem.
O Projeto Temático 
“ECOFOR: Biodiversity and Ecosystem Functioning in degraded and recovering Amazonian and Atlantic Forests”, apoiado pela FAPESP, tem uma oportunidade de Bolsa de Pós-Doutorado para pesquisa no Instituto de Biologia (IB) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Detalhes aqui

 

Mostra de Cinema Ambiental percorre 17 cidades do Estado de São Paulo.
Filmes como A crise global da água, de Jessica Yu, serão exibidos nas unidades do Sesc, em escolas e universidades.
Detalhes aqui

 

USP, Unesp e Unicamp disponibilizam produção científica na internet.
Detalhes aqui

 

Pesquisadores alertam sobre necessidade urgente de proteger os oceanos.
Artigo de brasileiro e uruguaio será publicado como editorial no periódico Marine Pollution Bulletin.
Detalhes aqui

 

Cientistas pesquisam passado para ajudar na preservação da Mata Atlântica. Conduzido por pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos, estudo tem apoio da FAPESP e da NSF.
Detalhes aqui

 

Manejo de água no país é crítico, afirmam pesquisadores.
Avaliação foi feita por participantes de seminário sobre recursos hídricos e agricultura, realizado na FAPESP como parte das atividades do Prêmio Fundação Bunge 2013.
Detalhes aqui

 

Seca no semiárido deve se agravar nos próximos anos.
Pesquisadores alertam para necessidade de executar ações urgentes de adaptação e mitigação aos impactos das mudanças climáticas previstos na região.
Detalhes aqui

 

Pesquisadores levam raios para a tela do cinema. Produzido por Grupo de Eletricidade Atmosférica do Inpe, filme Fragmentos de paixão, que estreia dia 11, retrata personagens reais que tiveram suas vidas modificadas por descargas elétricas.
Detalhes aqui

 

Quando os jornalistas falam sobre ciência.
Detalhes aqui

 

Mudanças no clima do Brasil devem ocorrer até 2.100.
Mais calor, menos chuva no Norte e Nordeste do país e mais chuva no Sul e Sudeste são algumas das projeções do Relatório de Avaliação Nacional do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas.
Detalhes aqui

 

Quinto relatório do IPCC mostra intensificação das mudanças climáticas.
Detalhes aqui

 

Extração inadequada de madeira e manejo inapropriado de recursos pesqueiros também colocam em risco a conservação do bioma, alertam pesquisadores em conferência do BIOTA Educação.
Detalhes aqui

 

Mudanças no clima podem tornar obsoletas as unidades de conservação do país.
Deslocamento de animais em busca de melhores condições climáticas deve mudar a distribuição da fauna brasileira – e colocá-la fora de áreas protegidas.
Detalhes aqui

 

Por trás do desmatamento da Amazônia.
Mais de 50% das emissões de gases de efeito estufa do bioma são causados pela demanda do restante do país e do exterior por insumos produzidos na região, aponta estudo feito na USP.
Detalhes aqui

 

Brasil mais quente e seco pode desencadear crise. Com aumento da temperatura e queda das chuvas, estudo diz que floresta amazônica pode virar savana até 2100. Cenário ameaça desencadear crise nos setores agropecuário e energético.
Detalhes aqui
 

Seca no semiárido deve se agravar nos próximos anos por causa das mudanças climáticas globais.

Detalhes aqui
 

Ibama intensifica fiscalização para combater desmatamento ilegal na Amazônia.
Detalhes aqui

 

Alertas de desmatamento e degradação da Floresta Amazônica aumentam 35%.

Detalhes aqui
 

Desmatamento volta a ameaçar São Félix do Xingu. Município do Pará teme acabar com conquistas recentes.

Detalhes aqui
 

Nota de repúdio ao PL de Kátia Abreu sobre demarcação de territórios indígenas. A Relatoria de Terra, Território e Alimentação da Plataforma Dhesca Brasil lança nota de repúdio ao Projeto de Lei nº 349/2013, da senadora Kátia Abreu (PSD-TO).
Detalhes aqui
 

Indígenas, quilombolas, meio ambiente e o desmonte da Constituição Brasileira, artigo de Roberto Malvezzi.

Detalhes aqui
 

Matriz de energia em pane. Relatório do governo dos EUA mostra que usinas sofrem com mudanças climáticas.

Detalhes aqui
 

Participação do setor de energia em emissões de gás carbônico dobra em cinco anos; agropecuária tem aumento de 75%.
Detalhes aqui
 

Apesar de todos os alertas, há jovens iniciando-se no vício do fumo. – artigo de Paulo Afonso da Mata Machado.

Detalhes aqui
 

Henrique Alves oficializa comissão da PEC 215 contrariando parecer de grupo criado por ele mesmo.

Detalhes aqui
 

MPF adverte Secretaria de Meio Ambiente e Procuradoria do Estado do Pará contra licença à mineradora Belo Sun. Peritos do MPF descobriram que a empresa mineradora Belo Sun já duplicou a quantidade de ouro a ser extraída sem estudar o impacto disso. Estudos do impacto sobre indígenas também não foram feitos.

Detalhes aqui
 

Relatório aponta quais são as empresas mais poluidoras do mundo. O Brasil tem duas empresas na lista das 50 maiores poluidoras do mundo: a Petrobrás, no setor de energia e a Vale do Rio Doce, líder na produção de minério de ferro, destaca o documento da Carbon Disclosure Project (CDP)organização independente especializada no reporte climático das empresas.
Detalhes aqui
 

Coalizão por um Brasil Livre de Usinas Nucleares. Nota Pública contrária ao acordo de tecnologia nuclear entre o Japão e o Brasil.
Detalhes aqui
 

Desperdício de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos tem consequências no clima, na água, na terra e na biodiversidade, ao custo de US$ 750 bilhões por ano.
Detalhes aqui
 

MPF/AM convoca audiência pública para discutir matança de botos no Amazonas. Tema será debatido no próximo dia 1º de outubro, na sede da Justiça Federal; informações colhidas a partir da audiência irão auxiliar investigação em andamento no MPF. 
Detalhes aqui
 

Sumiço de abelhas derruba exportações de mel do Brasil. País perdeu cinco posições no ranking mundial. Abandono das colmeias nos estados nordestinos chegou a 60%. Taxa de desaparecimento de abelhas chegou a 90% em outros estados brasileiros.
Detalhes aqui