Saiba como funciona o FIES

Desde sua criação, o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) já ajudou milhares de brasileiros que não tinham condições financeiras para ingressar em um curso superior. Através do FIES 2022, você pode realizar o sonho de estudar em uma universidade particular mesmo não tendo muito dinheiro. Quer saber tudo sobre o FIES 2022? Continue conosco!

Criado pelo governo de Fernando Henrique Cardoso em 1999, o FIES tem o objetivo de financiar a graduação na educação superior em instituições particulares. Todos os estudantes matriculados em cursos superiores com avaliação positiva de acordo com os processos do MEC podem recorrer ao financiamento.

O FIES 2022 pode ser sua chance de mudar de vida. Hoje em dia, as empresas buscam pessoas cada vez mais qualificadas. A realização de um curso superior pode complementar o seu currículo – sem mencionar, naturalmente, todos os conhecimentos que você adquirirá.

FIES 2022: Como Funciona?

Como mencionamos, o FIES é um programa de financiamento estudantil. Com ele, o estudante pode realizar o financiamento do valor total ou parcial de seu curso superior. O estudante, então, só precisará pagar esse financiamento um após sua formação.

Os juros do FIES 2022 são considerados baixos: apenas 3,4% ao ano. Essa taxa de juros facilita para que as pessoas de baixa renda também possam usufruir do financiamento.

Ingressar em uma universidade particular sempre foi difícil justamente pelos custos. Somente as classes mais altas da sociedade podiam fazer um curso superior. Com o FIES 2022, essa realidade tem mudado, pois cada vez mais jovens ingressam em universidades particulares usufruindo do Fundo de Financiamento Estudantil.

FIES 2022: Cadastro

Para realizar sua inscrição no FIES 2022, clique aqui para acessar o site oficial do programa.

Atuando em um fluxo contínuo, o programa permite que o estudante solicite o financiamento a qualquer momento durante o ano todo. As inscrições são realizadas através do SisFIES (Sistema Informatizado do FIES). O candidato tem acesso a esse sistema no link que mencionamos anteriormente, basta acessar e seguir as instruções. Aproveite para também saber mais do programa Ciências Sem Fronteiras 2022!

FIES 2022: Aditamento

Os estudantes que querem continuar com o benefício do FIES 2022 precisam fazer a renovação a cada semestre. Essa renovação também é conhecida como aditamento.

Para realizar o aditamento, você deve acessar o SisFIES, assim como fez para realizar sua inscrição. Não se esqueça: essa renovação deve ser feita semestralmente. Caso contrário, você perderá o benefício.

Após a data da solicitação, você tem até 20 dias para validar todas as informações do seu curso bem como os valores da semestralidade.

FIES 2022: Boleto

Os alunos que não receberem o boleto do FIES 2022 ou precisarem acessá-lo por qualquer motivo podem fazer isso de forma muito simples: basta acessar o site da Caixa Econômica Federal e seguir as instruções.

Clicando aqui, você vai diretamente para a página onde poderá gerar o boleto do FIES 2022. Você precisará digitar o número do seu CPF ou o número do contrato FIES e um código verificador para validar a emissão do boleto.

O boleto pode ser emitido em dias úteis entre 9h e 19h.

Artigos Relacionados